Verifique as principais mensagens de retorno de servidores de e-mail, quando ocorre algum problema no envio:

  • User unknown ou Invalid user specified – o nome do e-mail está errado;
  • Too many concurrent SMTP connections – o servidor de email do destinatário está muito ocupado, deverá fazer nova tentativa em breve;
  • Address rejected – o seu e-mail foi rejeitado pelo servidor de destino, mas não quer dizer que não foi entregue;
  • Operation timed out – a comunicação com o servidor de destino esgotou o tempo limite, talvez ele esteja muito ocupado ou fora de operação, tente mais tarde;
  • Malformed or unexpected name server reply – você recebeu uma mensagem pelo formulário do seu site e a pessoa digitou o e-mail errado, exemplo, teste@gmil.com mas ela deveria ter digitado teste@gmail.com;
  • Host not found ou Domain not found – o nome do servidor de destino está com problemas, possivelmente não conseguirá enviar mensagens;
  • You’ve exceeded your sending limit to this domain – você enviou mensagens acima do limite permitido para este email, esta é uma regra do provedor de destino;
  • blocked using – o ip do servidor de envio está em uma lista de spam em que o servidor do destinatário consulta;

Estas são apenas algumas mensagens de retorno que podem ocorrer, geralmente elas são escritas em inglês, mas basicamente você conseguirá entender através das nossas dicas acima.

Lembrando que o ideal é sempre verificar com o remetente de determinado e-mail uma alternativa de comunicação, quando ocorrerem estes tipos de retornos.

Como a comunicação dos nossos servidores e serviços de e-mail, com os servidores dos destinatário dependem de diversos fatores externos, pode em algum momento haver problemas extras, mas a tendência é que sempre normalize em pouco tempo, pois o e-mail hoje é a principal ferramenta de trabalho de profissionais e empresas.